segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PARADIGMA Visual ...

  • Paradigma (do grego parádeigma), literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. 
É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

Todos nós estamos e sempre estaremos presos a paradigmas. É como se fosse um conjunto de regras que nem sequer questionamos  se são certas ou erradas. Simplesmente seguimos essas regras sem ter consciência delas.

Por exemplo: durante muito tempo se pensava que a Terra era chata.  E, sendo assim, se um navio seguisse em linha reta chegaria em um ponto que a nau cairia no infinito.

Vamos fazer um pequeno exercício. No quadro abaixo existem 9 pontos formando um quadrado. Você consegue ligar todos os pontos com apenas 4 retas e sem tirar a caneta do papel?
 
Não sei quanto a você, caro leitor, mas uma grande quantidade de pessoas não consegue ligar todos os pontos com 4 retas. Por quê? Porque, essas pessoas ficaram presas a um paradigma. E as regras impostas por esse paradigma impede que se veja uma maneira de resolver o problema.

 O físico alemão Albert Einstein certa vez disse: “Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.” Em outras palavras Einstein nos alerta que nossos pensamentos estão presos a certas regras. E que é necessário elevar o nível de pensamento para solucionar o problema.

Observe o quadro abaixo e veja como é possível resolver o problema proposto acima.

Aí você vai dizer: “Mas você saiu do quadrado!”. Aí eu pergunto que quadrado? O quadrado estava apenas na sua mente. Você estava preso a um paradigma que, de alguma forma, dizia para você não sair desse quadrado imaginário. Esse exemplo ilustra bem o que é estar preso em um paradigma

  • Veja a figura abaixo:



O que você vê uma senhora ou uma mocinha? Observe que se você não consegue ver as duas ao mesmo tempo ou vê uma ou vê a outra.
  • Como se forma um Paradigma? Como se forma um Preconceito?
De onde nascem os preconceitos? De onde nascem os paradigmas? 

- Seria esta a razão das Vibes, dos selphies, das nossas desonestidades, dos nossos pequenos ou grandes assaltos, roubos e crimes. Políticos ou não?
  • Como mudar nossa forma de pensar e olhar para o futuro? 
O texto sobre os cinco macacos é um clássico sobre a formação de paradigmas, como eles nascem, como são embutidos em uma sociedade e o que devemos fazer para romper com os preconceitos e paradigmas que nos foram impostos ao longo do tempo.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima.

Toda vez que um dos macacos começava na subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os demais macacos.
Passado certo tempo, toda vez que qualquer dos macacos esboçava um início de subida na escada, os demais o espancavam (evitando assim a água gelada).

Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.

Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez foi tentar subir na escada. Imediatamente os demais começaram a espancá-lo.

Após várias surras o novo membro dessa comunidade aprendeu a não subir na escada, embora jamais soubesse por que.

Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco que havia sido substituído participou, juntamente com os demais, do espancamento.

Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc.) foi repetido. Um quarto e o quinto macaco foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando de suas tentativas para subir na escada.

O que sobrou foi um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar todo macaco que tentasse subir na escada.

Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir na escada ... Aposto que a resposta seria:
- “Eu não sei – essa é a forma como as coisas são feitas por aqui”

“É mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito.” (Albert Einstein)
Tenha em mente que a vida é um constante quebrar de paradigmas. E cada vez que um paradigma é superado, você passa para um nível maior de pensamento. Uma das grandes missões de nossa vida é evoluir. 

É necessário Crescer, subir até o cume da montanha do Conhecimento. 

Sentir o mais sublime e imaculado amor. Abrir as suas asas, sorrir para o infinito e voar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.