quarta-feira, 24 de julho de 2019

ALIMENTAÇÃO - MANTEIGA GHEE INDIANA - A melhor gordura que existe

Manteiga Ghee – O que é e para que serve.

Faz tempo que muita gente vem me perguntando sobre o ghee, o que é, como usar, porque usar. Hoje eu resolvi sentar e falar sobre o assunto, que é mais simples do que se imagina.

O que é ghee? 

Ghee é uma forma estável de manteiga clarificada. O ghee vem sendo usado por séculos na culinária tradicional da Índia, onde é conhecida por seus benefícios à saúde. Aqui no Brasil temos o nosso equivalente, que se obtém quase da mesma maneira, e tem outro nome, manteiga de garrafa, ou óleo de manteiga.

O ghee ou manteiga de garrafa é um ingrediente muito versátil e pode ser usado em qualquer tipo de culinária, substituindo a própria manteiga ou outros óleos refinados.

O ponto de fumaça do ghee ou manteiga de garrafa é alto, significando que não se oxida facilmente e é ideal para se usar em qualquer tipo de cozimento ou refogado. Se sabor é rico, levemente amendoado. É uma gordura bastante saudável e empresta um delicioso sabor a diversos pratos.

Como fazer ghee? 

O ghee ou manteiga clarificada é obtido derretendo-se a manteiga lentamente – eu uso o banho maria – até que toda sua água se evapore e os sólidos do leite se separem da gordura. Com uma colher separe os sólidos do leite. Para garantir que não vão sobrar resíduos sólidos do leite, recomendo que você passe o restante do óleo por uma peneira forrada com um pano limpo e bem fino – uma fralda de pano é ideal nessa hora.

O ghee se difere da manteiga clarificada no tempo de obtenção. A manteiga clarificada é geralmente obtida mais rapidamente, de maneira não tão delicada. Eu prefiro o ghee em todos os sentidos.

O ghee ou manteiga de garrafa não necessita de refrigeração e tem uma durabilidade mais alta quando comparada à manteiga comum.

Se você preferir comprar seu ghee ou manteiga de garrafa pronto, certifique-se de que a marca escolhida é totalmente pura, isenta de qualquer aditivo.

Por que usar ghee? 

Graças ao seu sabor característico e bem marcante, você não precisa de grandes quantidades a cada preparo. Teste nas suas receitas que levam manteiga ou outro óleo usando sempre um pouco a menos de ghee do que a receita pede de manteiga ou óleo. Em geral eu uso pouco mais da metade do que a receita pede.

O ghee ou manteiga de garrafa tem um ponto de fumaça mais alto que manteiga e diversos outros óleos refinados, o que significa que não queima ou se oxida facilmente. Isso faz com que o ghee seja ideal para assar, fritar ou refogar.

No processo de obtenção do ghee ou manteiga de garrafa a lactose e a proteína do leite é PRATICAMENTE toda eliminada, tornando-o uma opção para quem sofre de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite leves. ATENÇÃO: Se você tem alergia e/ou intolerância muito forte, faça um teste antes de usar livremente o ghee. Para algumas pessoas um mínimo resíduo pode fazer mal, e como se trata de um processo artesanal, podem haver falhas na pureza. (Observação: algumas leitoras que lidam de perto com o problema de alergia/intolerância ao leite e derivados me alertaram que a recomendação atual é que se evite completamente o ghee, mesmo em casos de alergia/intolerância leve, já que, por se tratar de um produto obtido de forma artesanal, podem restar resíduos que mesmo em quantidade mínimas, podem causar reações desagradáveis. Se for o seu caso então, EVITE!).

O ghee, especialmente aquele preparado a partir de leite de vacas criadas soltas, é um alimento rico em vitaminas e antioxidantes, assim como ácido linolenico, um ácido graxo conhecido por proteger com agentes carcinogênicos, placas arteriais e diabetes. 

O ghee também é riquíssimo em ácido butírico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir estados inflamatórios. O ghee também é rico em vitamina K2, um nutriente que vem sendo cada vez mais estudado e cada vez mais recomendado entre os bons profissionais de saúde.

O ghee contém uma combinação de gorduras saturadas e insaturadas e inclui gorduras de cadeia curta, o que o torna um alimento de fácil digestão.

Você pode usar o ghee em receitas doces e salgadas, sem problema algum.

Seu preparo não é particularmente complicado, mas exige algum tempo de dedicação, portanto o ideal, se você decidir prepará-lo em casa, é preparar uma quantidade maior e tê-lo sempre armazenado, pronto para uso.

Como usar ghee?

Espalhe nas suas tapiocas.

Use para preparar sua pipoca.

Refogue suas verduras e legumes com ghee.

Use para grelhar suas carnes.

Use no lugar de óleos refinados ou manteigas comuns e em qualquer receita.

Você pode comprar seu ghee ou manteiga de garrafa prontos ou pode fazer em casa. 

A opção de preparar em casa geralmente é mais barata.

Como fazer manteiga Ghee Amendoada - Receita Original Indiana


Ghee - Aprenda em 4 minutos


Beneficios do Ghee

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.