Rábano, também conhecido como rabanete, é uma planta cuja raiz é um alimento bastante nutritivo que comumente é consumido em saladas, normalmente cru. Pode, entretanto, ser consumido de outras formas.
Com coloração avermelhada, o rabanete possui algumas propriedades que podem ser aproveitadas para o benefício da saúde do corpo humano.
Benefícios e propriedades
O rabanete é rico em vitamina C, e devido à isso, possui ação antioxidante, sendo excelente para o crescimento e desenvolvimento dos dentes, dos ossos e aumento dos glóbulos vermelhos.
Além disso, o rábano possui poucas calorias devido ao alto teor de água, contendo cerca de 16 calorias a cada 100 gramas, sendo muito bom para quem está fazendo dietas. Somado à isso, citamos também a grande quantidade de fibras do alimento, que ajuda a dar sensação de saciedade, além de regular o transito intestinal e o processo de digestão. É rico em potássio, iodo e tem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar pedras e grãos dos rins e vesícula.
A planta medicinal possui propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória, podendo ser usada ainda como um excelente medicamento natural no combate às doenças das vias respiratórias e infecção urinária.
Ajuda ainda no tratamento de infecções respiratórias, vermes, resfriados e gripes, febre, retenção de líquidos, rouquidão, asma brônquica, gota, dores musculares, artrite e reumatismo.
Rábano e Formas de consumo
Além de ser consumido em sua forma natural em saladas, o rábano pode ser usado para o preparo de chás, xaropes, entre outros. Confira.
Chá das folhas de rábano
Ingredientes:
– 1 xícara de água
– 1 colher (de chá) de folhas secas
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo e quando começar a ferver, adicione as folhas secas. Tampe, deixando repousar por 5 minutos e então desligue. Consuma entre 2 e 3 xícaras ao dia.
Chá da raiz de rábano
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) da raiz ralada
– 1 xícara de água
Modo de preparo:
Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, marque 10 minutos. Em seguida desligue e deixe repousar tampado. Coe e consuma 3 xícaras por dia.
Xarope da raiz para asma
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) da raiz ralada
– 1 colher (de chá) de mel
Modo de preparo:
Misture os dois ingredientes e deixe em recipiente tampado por 12 horas. Depois disso, passe em uma peneira fina e tome 1 colher (de sopa), 2 ou 3 vezes ao dia.
- Asma e precauções:
É importante que a pessoa com asma não ingira os alimentos ricos em açúcares simples, laticínios e derivados, bem como as gorduras saturadas, além de produtos industrializados, principalmente durante uma crise. Estes alimentos são pró-inflamatórios, de modo que favorecem a inflamação do organismo e diminuem as defesas, dificultando o controle da asma.
Além disso, o consumo em excesso de alimentos ricos em açúcar pode dificultar a respiração, já que durante o seu metabolismo é utilizada maior quantidade de oxigênio para ser digerido e é liberada maior quantidade de dióxido de carbono, causando fadiga nos músculos respiratórios.
Por esse motivo, não se deve consumir refrigerantes, açúcar branco, biscoitos, chocolates, bolos, doces, lanches, refeições pré-cozidas e fast-food.
- Deixe que teu alimento seja teu remédio e que seu remédio seja o teu alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.