quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Vida sem Explicações - Você não as deve a ninguém

  • Por que sentimos a necessidade de sempre dar explicações?
Ser um membro ativo da sociedade pode enchê-lo com todos os tipos de pressão e estresse. Determinadas situações fazem-no sentir como você devesse responder de uma determinada maneira ou agir de uma forma específica. E sim, algumas pessoas pensam que sabem o que é melhor para você e seu sustento.
  • Coisas que você não deve a ninguém
Nunca se explique – seus amigos não precisam disso e seus inimigos não vão acreditar em você mesmo. Elbert Hubbard

Quantas coisas você faz no seu cotidiano simplesmente porque pensa que é o que deveria fazer? Bem, a palavra “deveria” deveria ser banida do nosso vocabulário. As coisas que deveríamos fazer nos afastam das coisas que realmente importam, coisas que precisamos para viver uma vida melhor e mais feliz.


Quando paramos de fazer as coisas porque achamos que deveríamos fazer, e estabelecemos o que acrescenta valor às nossas vidas, podemos finalmente cuidar do que é da nossa conta.


A primeira coisa que devemos fazer é parar de nos explicar às pessoas em troca de seu apoio.Temos de ter confiança o suficiente em nossas decisões para não dar importância a opinião dos outros.


Todos julgamos, embora nos esforcemos para não fazer isso. Assistimos as pessoas, formamos opiniões e tiramos conclusões embasados apenas em observações. Então não é de se surpreender que já esperamos que outras pessoas nos julguem. Sabendo que julgamentos ocorrem o tempo todo ao redor de nós, sentimos a necessidade constante de nos explicar para ter a certeza de que as pessoas vão nos enxergar como queremos ser vistos.


Quantas vezes você não fingiu que estava bem e convenceu outra pessoa disso, embora estivesse muito claro que você não estava bem de forma alguma? Todos fazemos isso. Ao invés de fingir, tente ser honesto sem se preocupar em pedir desculpas ou dar explicações. Dê a si mesmo o direito de…Ser. Um. Humano. Todos temos defeitos. Para que preocupar em esconde-los?


Explicar-se tira o seu poder e o dá a outra pessoa. As melhores decisões são tomadas quando fazemos as coisas de acordo com o que sentimos ou quando seguimos nossos instintos. No entanto, geralmente essas fontes não são bem aceitas nas explicações, então inventamos desculpas para que as outras pessoas nos compreendam.


Infelizmente, muitos sentem a necessidade de se explicarem, embora não tenhamos a obrigação. Alguém que se explica sempre espera pela aprovação de outra pessoa, e perdemos muita energia esperando por isso. É no período de espera que a dúvida nos assombra, a depressão se expande e a infelicidade cria raízes. Esperar é uma perda de tempo.


Quando nos explicamos nos afastamos de nossa maior fonte de sabedoria – nossa intuição. Deixamos de nos honrar para dar mais importância ao outro.


É complicado superar essa tendência de se explicar, mas pode ser feita com foco e propósito. Atenção é a chave. Para ajudá-lo a obter mais atenção, aqui vai uma lista de vinte coisas que você não deve a ninguém:


Você não deve a ninguém explicação sobre seus valores ou prioridades.


Você não deve a ninguém um sim quando quer um não.


Você não deve explicações sobre seus relacionamentos, sejam amizades ou namorados.


Você não deve ajudar ninguém a ser feliz em troca de sua própria felicidade.


Você não deve a ninguém um debate sobre seus posicionamentos políticos, ainda mais se a pessoa tiver a mente fechada.


Você não deve desculpas a ninguém quando não está arrependido e faria tudo novamente.


Você não deve a ninguém uma racionalização sobre a importância de investir em você mesmo.


Você não deve a ninguém encontrar um sentido para o que acredita.


Você não deve mudar sua aparência para agradar outra pessoa.


Você não deve amizade a ninguém, especialmente quando a pessoa não compartilha seus valores.


Você não deve pessimismo a ninguém, apenas para compartilharem da mesma infelicidade.


Você não é obrigado a dar informações sobre sua vida pessoal que te deixam desconfortável.


Você não deve fofoca a ninguém apenas para se encaixar em algum grupo.


Você não precisa doar seu tempo para outras pessoas realizarem projetos pessoais, a menos que seja um projeto seu também.


Você não tem que tentar nada novo apenas porque alguém te disse.


Você não tem obrigação de ser um porto-seguro para ninguém, ouvir suas reclamações e servir de abrigo quando fazem más escolhas.


Você não deve dizer algo que não seja verdade para ajudar outra pessoa a superar constrangimentos.


Você não tem obrigação de ser um conselheiro de crise, a menos que seu trabalho seja dar aconselhamento em crises.


Você não tem obrigação de elogiar uma pessoa para fazê-la se sentir melhor.


Você não tem obrigação de fazer qualquer coisa que te deixe desconfortável ou que vá contra o seu instinto.


  • Independentemente de todas essas coisas, você deve lembrar que você não deve a ninguém uma explicação para:
Sua situação em casa.

A forma como você vive a sua vida em casa não é da conta de ninguém, só da sua conta. Não importa se você tem colegas de quarto, vive sozinho, vive solteiro ou com um parceiro, ou se você ainda vive com seu ex.


Suas prioridades de vida.


Sonho de abrir um restaurante? Quer se tornar um pastor na sua igreja? Tem um desejo de vender todos os seus pertences e viajar para o Peru? Vá em frente! E lembre-se, você nunca precisa explicar suas prioridades para ninguém, porque são suas prioridades, e não estão lá para impressionar as pessoas.


Precisar de um tempo sozinho.


Se você precisar de um tempo sozinho em sua vida, você não está sendo rude, introvertido, ou hostil, apesar do que os outros possam pensar. Só precisa de tempo para ficar sozinho. Todos precisamos de tempo para encontrar o nosso centro e nos reorientarmos.


Sua aparência física.


Todos nós passamos por mudanças com nossos corpos. Perder peso, ganhar peso, um novo penteado, crescer uma barba ou fazer qualquer coisa diferente com sua aparência física não requer uma explicação. Eles vão ter que lidar com o seu cabelo roxo.


Suas preferências alimentares.


Nem todo mundo é fã de pizzas e hambúrgueres. Algumas pessoas gostam de sanduíches de banana e bacon ou preferem espaguete com manteiga, em vez de molho de tomate. Todos nós temos gostos diferentes, quando se trata de comida. Se alguém tentar julgá-lo, não ligue para isso. Basta ir em frente e mergulhe suas batatas fritas no seu sorvete.


Sua vida romântica.


Este é um acéfalo. É uma parte muito pessoal da sua vida e se a sua vida romântica existe ou não, não é da conta de ninguém. Haverá sempre alguém que vai julgá-lo porque você está ou  não está com alguém mesmo. Mas, novamente, a opinião deles não importa.


Sua carreira ou escolhas pessoais.


Vá na direção que você quer ir e siga o caminho de sua escolha. Se você é um artista talentoso que deseja trabalhar no seu campo, siga seu coração. Se ser advogado é o seu sonho, vá em frente. Aqueles que realmente se preocupam com você vão apoiar a sua decisão.


Suas opiniões religiosas ou políticas.


Nestes dias, é fácil comprar uma briga, basta perguntar a alguém qual a sua afiliação política ou religiosa e logo começa a discussão. Em quem você votou nas últimas eleições, se é católico ou protestante, é a sua escolha e só sua, e você nunca precisa defender suas crenças (desde que elas não prejudiquem ninguém).  Naturalmente, se alguém quer ter uma discussão madura, sincera com você sobre o tópico, isso sempre será uma boa experiência, vá em frente. Trocar ideias e pontos de vista pode expandir a mente e é benéfico para ambas as partes.


Ser solteiro.


Não obstante, se você está solteiro há uma semana ou há um ano, você, provavelmente, está confortável com a decisão neste momento em sua vida. Se as pessoas estão pressionando você para encontrar alguém, ou para se casar e se estabelecer, diga-lhes para se importar apenas consigo mesmos. Ser solteiro pode ser ótimo!


Suas escolhas dentro de um relacionamento.


Sua ex-mulher pediu para que retornassem e você aceitou? Você perdoou aquele que o traiu? Você recusaria uma proposta de casamento? Bem, adivinhem? Todas estas decisões foram feitas por você e pelas suas próprias razões. Seguiu o seu coração e foi o que achou melhor e, novamente, você não deve a ninguém uma explicação por isso. A vida pode ser complicada, e as pessoas ao nosso redor podem tornar as coisas mais difíceis, ou podem aliviar seus fardos, apoiando suas escolhas. 

  • Você não tem que dar explicações para tudo!
Apenas se lembre que:

“A opinião dos outros não é problema meu.” Wayne Dyer


E que:


“Você sozinho é o suficiente. Você não tem que provar nada a ninguém.” Maya Angelou


Da próxima vez que tentar justificar algo, lembre-se que você não pode controlar o que as outras pessoas pensam. Tudo que você pode controlar é o que você pensa e como se sente. Se você se sente confiante em suas decisões, então a aprovação dos outros não é importante, certo?


- *Este texto é uma tradução de “Things You Don’t Owe Anyone”. Originalmente postado em Power of Positivity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.