domingo, 3 de outubro de 2021

FUMAR É BURRICE

Antigamente, graças aos fúteis e inúteis apelos comerciais da mídia que enriqueceu com a desgraça de muitos, você era condicionado a pensar que fumar era sinal de machismo e liberdade, e andar com um maço de cigarros no bolso e entre os dedos seria, fantasiosamente, a coisa mais chique do mundo.

Mas muita coisa mudou e hoje em dia, fumar virou símbolo de cafonice e burrice, além de provocar, a médio prazo, doenças aniquiladoras ou fatais.

Para os homens significa que um dia terá, como prêmio, derrame hemorrágico ou isquêmico com sequelas graves, ou, senão, um doloroso e sufocante infarto, também estará impotente, como brinde final; para as mulheres significa envelhecimento precoce. 

Quando se entra em um restaurante ou locais públicos, tem sempre uma placa de “proibido fumar” e, ai daquele que ouse acender um cigarro, é logo visto com repugnância.

As campanhas do Ministério da Saúde são realistas e mostram com clareza o fim doloroso e triste da vida de um fumante. Esse tipo de publicidade fez com que o consumo do cigarro diminuísse em 20% nos últimos anos.

Hoje em dia a moda principal é cultivar e buscar saúde, diariamente, com foco naquilo que é mais natural.

As academias e logradouros estão lotados de pessoas se exercitando, malhando, buscando melhores alimentos e qualidade de vida. Isso é tudo aquilo que o tabagismo é contraditório, ele significa, dentes sujos, fétidos, câncer de todas as espécies, pulmões doentes, seres sem fôlego, impotência sexual, peles e mãos amareladas e muito mais.

As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento.

Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.
As doenças causadas pelo tabaco são responsáveis por perdas econômicas de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares, no mundo.

Muitas empresas não contratam mais fumantes, pois eles perdem muito tempo sem produzir, fumando, além de possuírem um coeficiente de inteligência bem abaixo da maioria das pessoas normais e saudáveis.

Tome uma decisão agora e JOGUE FORA o CIGARRO ou, definitivamente, a coisa mais importante e valiosa da sua vida, a SAÚDE, afinal, NINGUÉM NASCEU FUMANDO.

Entre para o MUNDO DOS SAUDÁVEIS e deixe de ser visto como DESINTELIGENTE ou CAFONA.

VEJA SÓ ESTE BELO TEXTO DE DANUZA LEÃO A RESPEITO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO:

Vício maldito!

É INACREDITÁVEL que a medida do governo de São Paulo proibindo o fumo em lugares fechados tenha sido contestada pela Justiça. Isso na contramão do mundo inteiro, que vem fazendo tudo que é possível para coibir o vício do fumo.

O fumo é um veneno, e quem fuma vai um dia pagar caro por ter achado alguma graça em acender um canudinho de papel cheio de porcarias, inalar a fumaça direto para os pulmões e depois soprar de novo a fumacinha; no mínimo, ridículo. Nos anos 40, todos os filmes mostravam os atores e atrizes fumando, e isso fazia parte do glamour da época. Lembro da cena de um filme em que o ator punha dois cigarros na boca, acendia os dois e passava um deles para a atriz com quem contracenava. Quanta burrice; quanta ignorância. Eu também fui burra e ignorante durante anos, e apesar de ter sido alertada por tanta gente, só parei de fumar no tranco, isto é, quando meus pulmões pediram socorro.

Fumar é um vício miserável, mais difícil de ser deixado do que qualquer droga pesada. Porque para comprar cigarros não é preciso subir o morro, procurar um traficante e ainda se arriscar a ser preso. Um maço de cigarros não custa quase nada, pode ser comprado na esquina, e fumar não é crime - ainda. Mas os fumantes já começam a ser olhados com maus olhos, e a verdade é que esse vicio é bem nojento.

Está aí uma coisa de que me arrependo muito: ter sido fumante. Quando vou subir uma escada ou mesmo uma pequena ladeira, e tenho que parar para respirar, sinto muita vergonha. Como eu gostaria de ser lépida e ligeira como já fui; e sei que a culpa disso não tem outra origem a não ser o cigarro. É um suicídio lento, e o pior é que não costuma adiantar dizer aos jovens que não entrem nessa porque é uma roubada. Será que é preciso sentir os efeitos da droga para começar a tentar parar? Eu sei que não é fácil, mas não é possível que só a maturidade TARDIAMENTE ensine coisas tão óbvias.

Ouvi dizer que os cigarros estão custando mais caro; pois deviam custar mais caro ainda. Uns R$ 50 por maço seria um preço razoável. E eu queria saber o que passou na cabeça, OU NO BOLSO desse juiz - ou desses juízes - que decidiu ser ilegal a medida do governo de proibir o fumo em lugares públicos fechados. Se os fumantes são uns idiotas - tanto quanto eu fui -, não sei o que dizer dessa "Justiça" que foi contra a medida. A indústria é poderosa, mas está se ferrando no mundo todo; e tomara que se ferre mais ainda.

Que vergonha eu tenho do tempo em que me achava moderna e rebelde e fazia a apologia do fumo. E que raiva eu tenho de mim mesma, quando quero andar mais rápido e não consigo, porque minha respiração falha. Como é que alguém pode fazer mal a si mesma? Por que, a troco de que, se os primeiros cigarros são tão desagradáveis e é preciso insistir para conseguir fumar, se achando o máximo, glamorosa e adulta?

Quando passo pela porta de um shopping e vejo umas pessoas fumando, já que no interior do shopping é proibido, tenho que me conter para não parar, sacudir uma delas pelos ombros e dizer "não seja idiota, pare com isso antes que seja tarde", mas sou obrigada a me controlar, pois não pegaria nada bem fazer isso. Imagino que, se você me leu até agora, é porque não é fumante; se fosse, já teria passado para outra página do jornal.

Mas imagino também que você seja pai ou mãe de um jovem fumante e que gostaria muito que seu filho ou filha deixasse o vício. E não sei mais o que dizer, a não ser: ACORDEM ENQUANTO AINDA HÁ TEMPO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.