- 1 - Passo - Iníciar seu próprio negócio de brigadeiro
- 2 - Passo - Iníciar seu próprio negócio de brigadeiro
- 3 - Passo - Iníciar seu próprio negócio de brigadeiro
- Gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor. – Walt Disney
- “A distância de um sonho se torna mais curta quando você acredita que pode realizá-lo” – Alexandre Costa
- Dani Brigadeiro - Lições de uma Empreendedora
Em meados de 2010, tudo deu início. Eu vendia brigadeiros para os meus colegas de trabalho e vi nisso uma oportunidade de ter o meu próprio negócio. A partir daí, todo o meu estudo e busca pela “fórmula” do brigadeiro começou. Fui aperfeiçoando novos sabores, criando embalagens, estudando o mercado e enfim, em 2011 com o meu espírito empreendedor e criativo, saí do meu emprego e fundei a Dani Brigadeiro. Comecei vendendo aos poucos, para amigos e amigos de amigos, e hoje atendo desde maternidade, bodas e casamentos, até festas de debutante, aniversários, formaturas e eventos corporativos de toda a cidade de Salvador.
Já forneci brigadeiros para alguns eventos de celebridades, como o cantor Márcio Victor, a promoter Marta Góes e o cantor Tomate. Também para coquetéis em lojas de grifes. A empresa já foi citada pelas principais mídias da cidade (Jornal A Tarde, Correio, Metrópole, iBahia, além dos principais Blogs Gastronômicos) e ainda está entre as 10 melhores brigaderias do país, segundo a Revista Cook Lovers.
O grande diferencial da Dani Brigadeiro está na variedade de sabores e embalagens. Atualmente, a empresa possui mais de 30 sabores de brigadeiros gourmet, com opções de embalagens em caixas, potinhos, bisnagas, kits, panelinhas, marmitas e ainda com layouts personalizados. Na Dani Brigadeiro, nós fazemos questão de preparar cada brigadeiro com muito carinho e usar sempre os melhores ingredientes. Por isso, trabalhamos somente sob encomenda.
Hoje, venho desenvolvendo um projeto no You Tube: O Canal da Dany – Lições de uma Empreendedora. Os vídeos relatam algumas experiências vividas e que foram uma lição para a minha vida de empreendedora e para a minha vida pessoal. Cada momento que vivi me agregou alguma lição e aprendizado, por isso, resolvi compartilhar com o público. Tendo o objetivo de mostrar as pessoas o quanto elas são capazes de realizarem os seus maiores sonhos, o quanto elas são capazes de empreender, o quanto elas podem fazer a diferença e mudar o seu próprio destino.
- Negócio que começou com apenas R$ 35 de investimento
Nascido na capital mineira e morador do aglomerado Morro das Pedras, Fred aos 11 anos começou a vender bugingangas na escola com o intuito de conseguir dinheiro para arrumar a sua bicicleta: brincos magnéticos, tererê, adesivos de cadernos, balas e chicletes eram os produtos preferidos pelos colegas de classe. Mas, como isso causou muito tumulto na escola, a diretora resolveu proibir as vendas e “matou" a ideia do negócio.
Alguns anos mais tarde, Fred e seu irmão aproveitaram a onda da tecnologia e montaram uma lan-house. O negócio estava indo bem até quando eles foram assaltados e os ladrões levaram tudo. Além do prejuízo financeiro, o negócio deu errado.
Fred resolveu então arrumar um emprego formal e foi atuar como estoquista numa loja de calçados femininos no shopping. Mas, o emprego não durou muito tempo porque o irmão e a cunhada convidaram Fred para montar outro negócio: uma confecção de roupas. Como eles não dominavam técnicas de gestão, entraram no cheque especial e tomaram muitos “calotes”. Para salvar as dívidas, Fred pegou o restante do estoque das roupas e vendeu no aglomerado a um preço mais baixo e conseguiu saldar as dívidas. Resumindo: o negócio não deu certo, de novo.
Um dia na padaria, Fred se deparou com um folder divulgando o Plug Minas, escola que tem a metodologia da EFG do Sebrae Minas. Lá, aprendeu sobre empreendedorismo e técnicas de gestão para aplicar nos negócios. Ele queria empreender, mas não tinha grana e foi procurar emprego. Um amigo ofereceu um “bico" de garçom, mas para aceitar o convite Fred precisava cortar o cabelo, fazer a barba, conseguir a roupa e os sapatos. Ele foi a uma barbearia e pendurou a conta, conseguiu a roupa e os sapatos emprestados e foi executar o serviço. Fred faturou 50 reais e foi pagar a conta do salão no valor de 15 reais. Com os 35 reais restantes do troco, resolveu comprar seis latas de leite condensado, três biscoitos maizena, uma margarina e um achocolatado. Com esses ingredientes, Fred fez 40 palhas italianas e levou para vender na escola. No outro dia, dobrou a produção e vendeu os 80 doces produzidos. “Comecei assim, do nada”, afirma Fred.
Da palha italiana passou para o mousse, para o sanduíche natural, para o suco, inventou o creme especial (segredo do sanduba), incrementou os sabores e as embalagens, sempre agregando valor e dando um formato ao negócio. Pronto: surgiu a Mix Lanches, o atual negócio do Fred.
De segunda a sábado, no final da tarde, Fred "sobe e desce" o aglomerado para comercializar suas produções gastronômicas. Com a crise atual, Fred começou a fazer bolos em embalagens plásticas e, em seguida, bolos para festas e eventos com receitas retiradas do You Tube. “Para superar a crise eu tive que inovar”, afirma o empreendedor. “Não invente desculpa. Comece devagar e dê um passo de cada vez, mas não desista dos seus sonhos!”
- Buscando bons exemplos:
- Pipoca com sabores diferentes para animar a festa
- Dani Brigadeiro
http://www.danibrigadeiro.com/
https://www.youtube.com/user/canaldadany/videos
- História de Sucesso: Maria Amélia Doces
- CONFEITEIRO - Uma história da confeitaria
- Famoso brigadeiro da Valdirene
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- Vendedor que mudou de vida vendendo brigadeiros
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